resultados
engajamento
já ouviu falar em gamification?
Se você ainda não domina esse termo, é bom se preparar. De uma forma ou de outra, tenho certeza que os games fazem parte da sua trajetória. Videogames, jogos de tabuleiro, cartas, brincadeiras, práticas esportivas… Já reparou como você fica concentrado e dá o máximo de si quando está em uma competição? Agora, imagine isso aplicado ao mundo dos negócios. Acredite: a diversão é uma aliada da ação.
o que é e para que serve?
De acordo com Neil Patel o Gamification (ou gamificação) é a aplicação de mecânicas utilizadas em jogos para estimular e engajar colaboradores e consumidores. Basicamente, o objetivo dessa estratégia é facilitar a realização de tarefas por meio da motivação, auxiliando a produtividade e o cumprimento de metas dos colaboradores. Em outras palavras, a gamificação é a utilização das técnicas de estímulo aplicadas em games em outro contexto.
bata as metas de forma lúdica
Essa técnica está relacionada à experiência das pessoas envolvidas. Pense em uma caça aos ovos de Páscoa, brincadeira comum na data comemorativa. Você poderia simplesmente dizer às crianças para recolher os ovos espalhados pelo jardim, mas isso não seria divertido. Inserindo elementos desafiadores, como a dificuldade em encontrar os prêmios e a concorrência, as coisas mudam. Nesse caso, as crianças são estimuladas, e a “tarefa” é cumprida em um piscar de olhos.
aumento da produtividade
Desde pequenos, aprendemos por meio dos jogos. Quando adultos, essa ideia permanece. Ao aliar entretenimento e trabalho, a tendência é a melhora dos resultados. Grande parte do mérito parte do sistema de recompensas. Os prêmios representam o objetivo, que pode ser parcial ou final. Ou primários e secundários, como comumente usamos no ambiente corporativo. Pontos, medalhas, posições no ranking, checkpoints, novos desafios. Ao serem definidas, as metas funcionam como combustível para o ser humano.
COMO?
Muitos empreendedores com os quais converso têm interesse em utilizar a gamification em suas empresas, mas esbarram em uma simples pergunta: “Como?”. Com estas dicas abaixo, tudo vai se tornar mais fácil.
Monitore os indicadores
Definiremos quem será a pessoa responsável no time para compilar os indicadores necessários para o acompanhamento da evolução do game.
Relatórios periódicos
Os resultados precisam compartilhados para que todos saibam sua posição no ranking da competição e para a correção de desvios pela liderança.
Conquistas e Premiações
Antes do game começar, as regras e as premiações serão definidas para que gestores e colaboradores definam as melhores estratégias de atuação.
Tags: Cultura Organizacional, Gamification, Criatividade Empresarial, Melhoria de Processos, Indicadores de Desempenho, Storytelling, Estimulo da Criatividade, Inovação, Melhoria contínua dos Processos, Monitorando de indicadores.