GAMIFICATION PARA NEGÓCIOS

Implante uma cultura organizacional forte e flexível, que estimule a criatividade, a inovação, o aprendizado e a melhoria contínua dos processos, monitorando os principais indicadores em qualquer área na empresa.

aumente a produtividade engajando o seu time


Gamification: O que é e quais suas vantagens

já ouviu falar em gamification?

Se você ainda não domina esse termo, é bom se preparar. De uma forma ou de outra, tenho certeza que os games fazem parte da sua trajetória. Videogames, jogos de tabuleiro, cartas, brincadeiras, práticas esportivas… Já reparou como você fica concentrado e dá o máximo de si quando está em uma competição? Agora, imagine isso aplicado ao mundo dos negócios. Acredite: a diversão é uma aliada da ação.

o que é e para que serve?

De acordo com Neil Patel o Gamification (ou gamificação) é a aplicação de mecânicas utilizadas em jogos para estimular e engajar colaboradores e consumidores. Basicamente, o objetivo dessa estratégia é facilitar a realização de tarefas por meio da motivação, auxiliando a produtividade e o cumprimento de metas dos colaboradores. Em outras palavras, a gamificação é a utilização das técnicas de estímulo aplicadas em games em outro contexto. 

bata as metas de forma lúdica

Essa técnica está relacionada à experiência das pessoas envolvidas. Pense em uma caça aos ovos de Páscoa, brincadeira comum na data comemorativa. Você poderia simplesmente dizer às crianças para recolher os ovos espalhados pelo jardim, mas isso não seria divertido. Inserindo elementos desafiadores, como a dificuldade em encontrar os prêmios e a concorrência, as coisas mudam. Nesse caso, as crianças são estimuladas, e a “tarefa” é cumprida em um piscar de olhos. 

aumento da produtividade

Desde pequenos, aprendemos por meio dos jogos. Quando adultos, essa ideia permanece. Ao aliar entretenimento e trabalho, a tendência é a melhora dos resultados. Grande parte do mérito parte do sistema de recompensas. Os prêmios representam o objetivo, que pode ser parcial ou final. Ou primários e secundários, como comumente usamos no ambiente corporativo. Pontos, medalhas, posições no ranking, checkpoints, novos desafios. Ao serem definidas, as metas funcionam como combustível para o ser humano.


Como implementar gamification EM SUA empresa

COMO?

Muitos empreendedores com os quais converso têm interesse em utilizar a gamification em suas empresas, mas esbarram em uma simples pergunta: “Como?”. Com estas dicas abaixo, tudo vai se tornar mais fácil.

Crie um sistema de pontuação 

Um sistema de pontuação garante que as pessoas se mantenham engajadas. Assim, o estímulo é contínuo.

A acumulação desses pontos vai depender dos critérios e objetivos do game. De forma geral, quanto mais avançado o jogador estiver em direção ao seu destino no jogo, maior o número de pontos.

Registre a evolução 

É essencial que, uma vez adquiridas, as conquistas fiquem registradas e sejam facilmente acessadas pelo jogador.

Quando esse registro não for feito adequadamente, o efeito do acúmulo de pontos não será o melhor possível.

Estabeleça níveis 

Não adianta evoluir e permanecer no mesmo nível.

Assim como nos videogames, os players devem passar de fase para alcançar um novo patamar.

Elabore metas secundárias e um objetivo primário 

É importante que existam micromissões para que o usuário não fique frustrado.

Quando alcançadas aos poucos, as etapas permitem um progresso gradual e constante.

Conceda recompensas 

As recompensas são elemento fundamental para a gamificação.

Elas podem vir em diversos formatos, como medalhas, títulos e até mesmo prêmios e brindes físicos.

Estimule a competição saudável 

A competição, quando estimulada de maneira saudável, traz estímulo aos participantes.

Quando aplicada ao negócio, tem um enorme potencial.

Divida equipes 

O trabalho em equipe é um dos principais conceitos dos jogos.

Ao dividir os jogadores em grupos, eles aliam-se para a resolução de problemas.

Estabeleça vínculos com a equipe

Uma das ideias centrais consiste no boca a boca a respeito do jogo.

Estimule e auxilie a comunicação entre os jogadores e a empresa para aumentar ainda mais a eficiência da ação.

Ouça o que os jogadores têm a dizer 

Ouvir o feedback dos participantes é essencial.

Em mecanismos automatizados, é ainda mais fácil, servindo também como ferramenta de pesquisa.

Use o storytelling

Contar histórias e interpretar papéis são técnicas muito interessantes para aumentar o engajamento dos jogadores.

Abrace esses recursos para tornar o jogo ainda mais interessante.


competitividade lúdica?


Defina os objetivos

Todo empresário tem na sua mente os objetivos globais para a empresa. Vamos te ajudar a engajar a sua equipe a buscar o resultado esperado.

Monitore os indicadores

Definiremos quem será a pessoa responsável no time para compilar os indicadores necessários para o acompanhamento da evolução do game.


Relatórios periódicos

Os resultados precisam compartilhados para que todos saibam sua posição no ranking da competição e para a correção de desvios pela liderança.


Conquistas e Premiações

Antes do game começar, as regras e as premiações serão definidas para que gestores e colaboradores definam as melhores estratégias de atuação.

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Trilha Consultoria e Auditoria, transformando dados em decisões estratégicas.

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Tags: Cultura Organizacional, Gamification, Criatividade Empresarial, Melhoria de Processos, Indicadores de Desempenho, Storytelling, Estimulo da Criatividade, Inovação, Melhoria contínua dos Processos, Monitorando de indicadores.